Em julho aconteceu em Cali/Colombia o 12º Congresso Iberoamericano de Pedagogia Waldorf e o 2º Congresso de Pais Waldorf.
Estavam presentes mais de 450 pessoas, sendo pessoas da Argentina, Colombia, peru, esapnha, Suiça, EUA, republica Dominicana, Alemanhã,Chile,Guatemala, Venezuela, Uruguai, México e entre estes 88 Brasileiros.
O palestrante principal foi Oswald Florian, que falou com maestria, alegria e uma “simplicidade” sobre o tema que todos nós estudamos do Livro “A arte de Educar” e como deve ser o caminho interior do professor.
Todas as manhãs as conferências eram ministradaspor escolas que estudaram o tema e apresentaram cada uma de sua maniera e isto só nos ajudava a cada vez tirar mais um véu desta Conferência, 5 escolas assumiram este papel, Luiz Horácio Gomez/Colombia (nossa anfitriã ), Anabá/Florianopolis, Micael/São Paulo, Jardim do Cajueiro/Bahia, Escola da Patagônia/Argentina. Cada uma delas usou a arte em suas diversar formas para desvendarmos estes “véus”, luz/sombra, Bernúncia(mitologico), música/geografia/cores, Berimbau, argila/canto/dança/movimento, é certo que todas nos emocionaram e nos tocaram.
Em meio a tantas pessoas, culutras diferentes, linguagens diferentes, todas tinhamos a mesma sensação, queremos todos trabalhar para o bem do desenvolvimento infantil e de nossas escola, para a auto educação, pois é só ela que transforma, só é possível transformar quando eu me transformo.
Palavras que ficaram:
Trimembração ! União! Coragem! Amor! Transformação! Ritmo! Respiração! Polaridade! Respeito! Arte! Ver! Conhecer! Alma do Povo!
Daqui a 3 anos nos encontramos novamente no Peru no 13º Congresso e até lá temos muito a transformar…
Algumas frases:
“a noite é uma parte importante da classe”
“qual a imagem do Ser Humanao para as crianças?”
“dar aula é arte e não ciência”
“as classem tem que poder respirar”
” a tarefa é saber como a classe tem que ser ritmica e viva”
“tudo que a criança vive, ela leva para noite”
“quando a criança não tem tempo para viver as imagens, a se unierem a ela, surge como imagens de medo”
“quando a criança tem tempo para se unir as imagens, surge outra força,a força do amor”
“como trato meus encontros?”
“o professor não pode perder o humor”
e a maior de todas as palavras e sinto em dizer que só quem estava lá vai entender:
” aha!”
Bem, tantas coisas aconteceram neste Congresso, posso contar que todos sairam preenchidos e com vontade de atuar, mas não posso deixar de dizer o quanto fomos bem acolhidos pela Colombia e pela escola Luiz Horácio Gomez( nossa anfitriã) que nos deu todo conforto,acolhimento,nos mostrou algumas tradições de seu país e para eles digo “muitas gracias” e até posso escutá-los dizendo “com muito gusto”.
Até o Peru!
Para terminar algumas imagens:
a escola:
As Conferências:
Nosso “grupo amassador” que cuidou e preparou este Congresso por 3 anos, para eles meus aplausos!
alguns trabalhos realizados:
Alguns amigos que vão deixar saudades…
Claro Eu/Andréa e Maura
Nosso grande maestro Florian e sua bela tradutora Ursula
os anfitriões
passando a “massa”, próximo grupo amassador sendo apresentado
No final todos tentando se organizar para a foto oficial…
Esta foi a maneira que encontrei de dividir com vocês estes dias tão especiais e quem sabe assim mais pessoas ficam animadas a nos encontrar no Peru.
Carinhosamente,
Andréa Courel
“Somos estrelas, lua e sol …
… todo mundo,somos todo mundo,
fios invisiveis tecendo a eternidade”
Obrigada pelo relato Andrea, é sempre bom saber um pouco mais!!! E parabéns por buscarem sempre, tenham a certeza que faz a diferença! Abraço carinhoso da nossa familia