Curso de Extensão – Santos – Antroposofia

             

 

Fundamentos Antropológicos

 

CURSO DE EXTENSÃO

 

Certificado pelo Universidade Santa Cecília, com o apoio da Associação Sophia de Educação Antroposófica e a Aliança pela Infância

 

COORDENAÇÃO

Sueli Pecci Passerini Doutora em Psicologia pela USP com livro editado sob o título O Fio de Ariadne – um caminho para a narração de histórias. Mais de 30 anos de experiência, pesquisa e docência em Pedagogia Waldorf. Formada em terapia Biográfica. Colaboradora da Aliança pela Infância.

Maria Chantal Amarante – Licenciada em Artes. Especialista em Psicopedagogia, formada em terapia Biográfica e Artística. Tem 30 anos de experiência e docência em Pedagogia Waldorf. Colaboradora da Aliança pela Infância.

 

JUSTIFICATIVA

A educação Waldorf aplicada em muitas escolas e instituições sociais surgiu no Brasil há 55 anos e na Europa há mais de 90 anos. Hoje esta concepção educacional se encontra nos cinco continentes em quase 3000 instituições entre escolas, jardins de infância e projetos sociais. Seu reconhecimento na área da educação é muito grande representada pela demanda de professores que tenham conhecimento de sua teoria e prática, assim como, profissionais da área de educação que procuram cursos que objetivam a concepção teórico e prática da Pedagogia Waldorf.

 

A Pedagogia Waldorf propõe uma ampla interação entre as ciências, as artes e a vida cultural destacando-se por priorizar a formação de professores que sejam inspirados ao autoconhecimento e auto desenvolvimento e que sejam pessoas livres com a prontidão e a disponibilidade para atuar na dinâmica ensino/aprendizagem como “eternos aprendizes” de um caminho que não só se expressa pelo conhecimento, mas também por atitudes e posturas sempre criativas.

 

A ênfase deste curso introdutório é um estímulo para que os participantes conheçam os fundamentos antropológicos que sustentam norteiam a prática pedagógica.

O arcabouço da Pedagogia Waldorf tem como princípios os múltiplos aspectos de uma Antropologia Geral desenvolvida por Rudolf Steiner, fundador do movimento antroposófico, em constante diálogo com os diferentes saberes da Antropologia Geral e Cultural da pesquisa acadêmica e das grandes tradições da história da civilização.

 

A Escola Waldorf Jardim-de-Infância Flauta Mágica de Santos solicitou que realizássemos o mesmo curso que foi ministrado em 2010 no Centro Universitário Italo Brasiliero em São Paulo, com o apoio da Aliança pela Infância e da Associação Sophia de Educação Antroposófica.

 

 

 

 

 

CARACTERIZAÇÃO

 

O curso tem como foco o desenvolvimento de professores para atuarem na educação infantil e no ensino fundamental. O estudo se desenvolverá em três grandes eixos:

 

1)    Aprender a conhecer o mundo e a si mesmo. Buscar a essência das coisas através de uma metodologia fenomenológica. Aprender a olhar os diversos conteúdos na sua qualidade intrínseca. Neste sentido as artes e vivências práticas serão a grande ferramenta de trabalho na conquista de uma nova maneira de olhar o mundo. Aqui se quer também desenvolver a presença para o aqui e agora, reconhecendo o contexto e seu significado específico.

 

2)    O estudo das leis do desenvolvimento humano – do ponto de vista da filogênese e da ontogênese. A investigação do processo de manifestação que leva uma ideia ou um ser de um estado potencial para a sua plena realização no mundo.

 

OBJETIVOS

 

Levar o participante a:

 

  • Apresentar a concepção antropológica que é fundamento para a compreensão da Pedagogia Waldorf.
  • Desenvolver a capacidade artística que é a disponibilidade para se manter flexível com contínua prontidão para a criatividade e numa atitude pró ativa de compartilhamento.
  • Ter a disponibilidade para o uso das diferentes linguagens que além da fala, incluem a pintura, modelagem, desenho, canto, etc., para compreender a prioridade da elaboração artística inclusive na ciência e na metodologia em geral.
  • Exercitar a curiosidade, a prontidão para manter-se ativo nas diversas circunstâncias do processo dinâmico do ensino e da aprendizagem.

 

PÚBLICO ALVO

 

Pais, educadores e todos os interessados interessadas em conhecer a concepção antropológica da Pedagogia Waldorf e que tenham no mínimo a formação do ensino médio.

 

NO. DE ALUNOS: mínimo 36; máximo 54

 

MATRÍCULA

 

Para efetivação da matrícula, o aluno deverá enviar uma carta de intenção, currículo e 2 fotos. Deverá também, preencher o formulário específico de matrícula e enviar junto o comprovante de pagamento da primeira mensalidade.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E FREQÜÊNCIA

 

A avaliação e a auto-avaliação do aluno será contínua e inter-relacionada à avaliação do professor e do programa. Serão considerados os critérios de presença, pontualidade e desempenho em exercícios individuais e em grupo como: leituras, análises, reflexões, apresentações teóricas e atividades práticas, atividades artísticas, relatórios das visitas monitoradas. No final do curso o aluno apresentará:

 

  1. Relatórios das atividades extra-curriculares – descritivo e analítico, num total de 80 horas, correspondendo a palestras, oficinas, cursos, grupos de estudos, apresentações artísticas, estágios, festas e bazares nas Escolas Waldorf e outros afins;

 

  1. Trabalho de Conclusão de curso – orientado, em que o aluno irá fundamentar os princípios e fundamentos antropológicos numa determinada temática com uma versão escrita e outra em CD. Será apresentado para os docentes e colegas. A aprovação será com nota igual ou superior a 7,0 (sete) valendo um total 60 horas.

 

  1. O rendimento escolar – será 7,0 (sete) ou superior a 7.0 (sete) em todas as disciplinas.

 

  1. A obrigatoriedade das disciplinas – a aprovação em cada uma delas, as Atividades Extra-curriculares e seus respectivos relatórios, o Trabalho de Conclusão de Curso, constitui condição necessária e imprescindível para emissão do Certificado.

 

PERÍODO: 03/03 a 08/12 de 2012 – Entrega e apresentação final dos trabalhos: a definir

 

DIA LETIVO: sábado das 9h00 às 17h (preferencialmente dias intercalados, no mínimo dois por mês)

 

NÚMERO DE HORAS = 208 horas = composto de 26 sábados com aulas presenciais, atividades extracurriculares com relatórios e trabalho de conclusão

 

LOCAL: Universidade Santa Cecília – Unisanta

Rua Oswaldo Cruz, 277   Boqueirão – Santos/SP    CEP: 11045-907
Tel: 13. 3202-7100   /  FAX: 13. 3234-5297

 

CRONOGRAMA / GRADE CURRICULAR – 2012

 

Dia/mês TEMAS docente
03 mar Abertura do curso – Apresentação do curso

O Homem como fenômeno na concepção antroposófica

Sueli P.

Chantal A.

17 mar A concepção trimembrada da alma humana

 Embriologia

Sueli P.

Ricardo G.

24 mar O desenvolvimento físico do ser humano Chantal A.

Sueli P.

14 ab O desenvolvimento psicológico e espiritual do ser humano Sueli P.
28 ab O autoconhecimento e a biografia humana Sueli P.
05 mai Os elementos básicos das artes plásticas e o ser humano l Luciana B.
19 mai Vivência musical da Trimembração: Melodia, Harmonia e Ritmo Marcelo P.
26 mai Os elementos básicos das artes plásticas e o ser humano ll Luciana B.
02 jun O sentido da audição – vivência dos temperamentos na música e os instrumentos musicais Marcelo P.
16 jun A Imagem do Homem e a evolução da consciência I Carlos M.
23 jun A Imagem do Homem e a evolução da consciência II Carlos M.
30 jun

 

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso / Apresentação dos trabalhos biográficos /Festas Cristãs Sueli P.

Chantal A.

28 jul Apresentação da Autobiografia Sueli
04 ag A Imagem do Homem pela Antroposofia e a Pedagogia Waldorf no mundo contemporâneo Carlos M.
11 ag O processo cognitivo e a Filosofia da Liberdade Carlos M.
25 ag A Evolução da Consciência na Música Marcelo P.
01 set Os elementos básicos das artes plásticas e o ser humano lll Luciana B.
15 set Processo criativo e auto conhecimento l Marcelo P.
22 set A Evolução da Consciência nas Artes plásticas Luciana B.
06 out Pedagogia Waldorf e  Educação Infantil Chantal A.
20 out Processo criativo e auto conhecimento lI Luciana B.
10 nov A Pedagogia Waldorf e o Ensino Fundamental Sueli P.

Chantal A.

24 nov Estrutura e dinâmica de uma Escola Waldorf – Os princípios da Trimembração Social na gestão da Escola Waldorf Chantal A.
08 dez Orientação final do trabalho de conclusão

Encerramento do curso

Sueli P.

Chantal A.

fevereiro Entrega dos Trabalhos de conclusão  
março Apresentação dos trabalhos de conclusão  

 

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Curso de Extensão – Santos – Antroposofia

  1. olá, acabo de chegar na cidade de Santos e só hoje encontreie o curso que a muito gostaria de fazer…gostaria de saber como fazer inscrição… se é que ainda posso, sou educadora , mãe, e quero viver melhor … um grande abraço
    luciane

  2. Olá Luciane, acho que a melhor maneira é você entrar em contato com a Universidade Santa Cecilia, ai em Santos mesmo, no post tem o telefone, fax, endereço .
    Boa Sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s