Relato de uma mãe…

Uma mãe que está com o filho no Jardim de Infância Waldorf desde  quando ele tinha perto de 2 ano e agora com 6 anos sai da educação Infantil e vai para o Ensino Fundamental, foi assistir ao teatro do 8ºano de uma escola Waldorf e fez um belo relato …

Teatro do 8º. Ano

 

Assistir o teatro do 8º. Ano foi uma experiência maravilhosa. A alegria dos alunos, a beleza do figurino, os detalhes do cenário. E as danças, e a música… 

Já de início a professora Marisa avisou: “- a única coisa que eu fiz foi escolher a peça, o resto foi feito por eles!”.

Há poucos dias fomos submetidos a uma “avaliação de desempenho” em meu trabalho. Sou funcionária pública do poder judiciário estadual e tal procedimento não era comum, sendo adotado a partir desse ano. No questionário, perguntas como “O funcionário consegue se colocar no lugar do outro?” me chamam a atenção. 

Observamos nos dias de hoje que as qualidades profissionais já não abrangem somente a capacidade intelectual das pessoas, mas, principalmente, suas capacidades sociais, suas relações com as demais pessoas, se são altruístas, se conseguem vencer seu próprio orgulho e egoísmo ajudando ao próximo, se entendem as necessidades dos outros e se conseguem trabalhar bem em equipe. 

Como a maioria das pessoas, não tive uma formação Waldorf. Estudei em escolas tradicionais, sentada em minha carteira individual e me esforçando para tirar boas notas. Às vezes era desenvolvido um trabalho em grupo, o que particularmente me agradava, mas isso era esporadicamente. 

Faço a comparação com esse trabalho dos alunos do 8º. Ano. Aprenderam através do ensino Waldorf conceitos e atitudes tão antigos e, ao mesmo tempo, tão modernos, e certamente poderão aplicá-los em seu futuro profissional em qualquer área em que atuem, e em toda a vida. Ou alguém duvida da necessidade de “espírito de equipe”, altruísmo, criatividade, assertividade, para, a partir de um texto teatral criar todo o resto. 

Os alunos pesquisaram, criaram e costuraram figurinos, criaram e confeccionaram o cenário, criaram a música e as danças, ensaiaram os textos, no mínimo, de dois personagens, já que se alternam entre dois deles nas apresentações, aliás, arrisco-me a dizer que todos sabiam as falas de todos de tão entrosados que estavam. Contracenaram lindamente, com toda a seriedade e ao mesmo tempo leveza, e com muito bom humor. Agradaram crianças e adultos. 

E eles só tem 14 anos de idade! Deram um baile em qualquer diretor, roteirista, figurinista, coreógrafo. Com a ajuda dos professores colocaram em prática todos os ensinamentos que o ensino Waldorf lhes proporcionou nestes anos e atuaram em várias áreas para uma finalidade. Com a simplicidade e leveza de seus 14 anos de idade…. 

Nesse teatro pude visualizar o quanto os alunos Waldorf são diferentes. Percebia-se o “querer fazer” (a vontade que sabemos ser trabalhada desde o Jardim de Infância) em cada cena, em cada música, em cada dança. Penso que nenhuma prova avaliaria melhor um aluno do que a observação dos seus trabalhos para o preparativo do teatro, e o resultado final. Aqui o aluno é visto sob todos os ângulos. O teatro concretiza, à vista de todos, os conceitos e fundamentos da pedagogia Waldorf, vindos e vistos desde o Jardim de Infância, expostos em cada reunião de classe, desenvolvidos em cada palestra, estudados no grupo de estudos, amplamente abordados nos Congressos, e que os pais visualizam nas atitudes do dia-a-dia. 

Mas no teatro tudo ganha uma dimensão maior: vemos todo um grupo que trabalha junto, deixando de lado suas vaidades e orgulhos, e com que alegria! 

Estou muito feliz em constatar, mais uma vez, que a escolha pela pedagogia Waldorf foi acertada, certamente fará de meus filhos adultos capazes, com vontade de realizar o que querem, com coragem e alegria de fazer. 

E o mais importante: felizes! 

Obrigado Denise pelo belo relato!

  

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s