O que é belo?

Quando uma criança chega na família, mesmo antes do nascimento, começamos a pensar no quarto, no berço, na roupa, em tornar tudo aconchegante, acolhedor  e muitas são as opções que encontramos nas lojas, na revistas, na tv e na internet.

Há enfeites para todos os sonhos, que normalmente são  os sonhos dos adultos, afinal a criança ficou num ambiente acolhedor por 9 meses, sendo protegida, acolhida, alimentada, cuidada com um amor que só quem é mãe ou pai pode descrever.

Muitas vezes a família fica perdida sem saber o que escolher, como escolher o ambiente que ainda acolha a criança e ela se sinta amada e por diversas vezes, algumas escolhas que pareciam tão “bonitinhas e acolhedoras” tornam-se  um choque para a criança, são muitas cores, muitos brinquedos, aqueles lindos bichinhos que tem som e porque não uma tv no quarto para ela se distrair enquanto toma a mamadeira para dormir…

É necessário lembrar de onde veio esta criança, o quanto foi querida e o quanto quero que ela seja feliz e amada, a criança precisa sim descobrir o mundo, mas não de uma vez só, não imposto, não tirando dela o que é verdadeiramente belo, tudo tem seu tempo, sua hora certa e este pequeno ser que faz parte da família merece ser respeitado, seu desenvolvimento deve ser natural e claro que observado bem de perto pela família.

Mas esta fase que a criança é tão pequena, depende exclusivamente dos adultos, estes sim são responsáveis em apresentar o belo, o harmônico, o saudável e aconchegante e para isto é necessário ter um olhar critico para o que o mundo lhe oferece, é preciso ter um olhar carinhoso de pai e mãe para o seu filho e saber como é um desenvolvimento saudável de uma criança, quais as coisas que posso oferecer para ajudá-la, o que posso ler para me informar.

É fácil observar como as crianças mudaram, nunca vi tantas crianças indo ao psicólogo, com distúrbios de comportamento, “hiperativas”, doentes fisicamente, indo ao fonoaudiologo, será que isto não nos mostra algo? Será que não é hora de reavaliar o que oferecemos as crianças? Podem falar “o mundo mudou”, claro  que mudou, mas o que tem de bom/belo e o que tem de ruim/feio?

Olhem para as crianças e vejam realmente o que elas querem dizer por além de seus comportamentos e talvez seja possível encontrar as respostas.

*arte em lã artetralala.blogspot.com *

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s