CRIANÇAS E CELULARES

Texto de Silvia Schiros

A Dra. Devra Davis, epidemiologista e toxicologista com especialização em saúde ambiental , alerta os pais sobre o uso do celular por crianças.

Através da análise de estudos de algumas décadas atrás, ela descobriu que a radiação emitida pelos celulares pode ter efeitos biológicos suficientes para danificar o DNA e contribuir para o surgimento de tumores no cérebro. Segundo a médica, a maior parte dos estudos que derrubam o mito dos males causados pelo uso excessivo de celulares foram financiados–adivinhem?–pela própria indústria.

Crianças e adolescentes são mais suscetíveis aos danos em potencial devido à menor espessura de suas caixas cranianas. Segundo a Dra. Davis, a exposição à radiação emitida pelos celulares pode causar danos ao DNA, perda de memória, mal de Alzheimer, câncer, colapso dos mecanismos de defesa do cérebro e redução da contagem de esperma.

Alguns países, como França e Israel , orientam os pais a não permitirem que seus filhos usem celulares. A França baniu propagandas de celulares voltadas para o público infantil (até 12 anos) , e, em 2009, começou a estudar a definição de novos limites para a radiação emitida pelos aparelhos, proibindo a venda de celulares sem fones de ouvido.

Segundo pesquisas realizadas na Suécia , crianças e adolescentes são cinco vezes mais suscetíveis a sofrer danos cerebrais por causa do uso de celulares. A recomendação das autoridades de saúde de Toronto é que crianças com menos de oito anos usem celulares apenas em caso de emergência, e os adolescentes limitem as chamadas a no máximo dez minutos.

Enquanto isso, no Brasil, o celular é a onda. Toda criança quer um. E muitos pais, sem saber dos riscos, fazem a vontade dos filhos. Embora os estudos não sejam conclusivos, cada vez mais médicos recomendam, no mínimo, muita parcimônia com relação ao uso de celulares. Na dúvida, pergunte-se: meu filho precisa *mesmo* falar ao celular?

Este artigo foi inspirado neste texto do Dr. Mercola: http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2010/10/22/cell-phones-linked-to-cancer.aspx

Leia mais:
Celular: o novo ‘brinquedo’ das crianças

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s