SER DIFERENTE!?

Por Andréa Courel

Nos dias atuais, muito se fala sobre igualdade, sobre não discriminação, sobre inclusão…

Podemos encontrar vários discursos sobre este assunto e também falamos muito sobre isto, principalmente contra a discriminação, seja ela qual for.

Porém, no dia a dia, quando nos deparamos com qualquer “diferente”, nossas atitudes nem sempre são como nossos discursos e muitas vezes fazemos isso sem perceber. Talvez seja a hora de realmente vermos e não simplesmente olharmos para nossos atos e verifcar se estão de acordo com nossos discursos, talvez seja a hora de realmente parar e refletir sobre o que é inclusão.

Atualmente, há muitas crianças que não tem um diagnóstico médico e percebemos que há algo diferente em seu comportamento ou crianças que tem um diagnóstico fechado mas as pessoas não sabem como lidar com isso. O que devemos fazer, como agir, que atitude é necessária tomar?

Acredito que a melhor maneira de realmente incluirmos alguém, principalmente uma criança, é colocar-se no lugar daquelas famílias que achamos que tem “problema”, imaginar: “E se fosse meu filho, como eu agiria? O que eu faria?”. Isto é um excelente exercício de amor ao próximo, de enxergar o mundo como ele realmente é e não  de dentro de uma redoma de vidro, onde só vejo e só deixo meu filho participar se estiver tudo perfeito. Mas, o que é, afinal, ser perfeito?

Nós, adultos, precisamos exercitar nosso amor ao próximo, nossa confiança interna, confiança no mundo espiritual e assim conseguiremos exercer a verdadeira inclusão e assim poderemos passar para nossos filhos a segurança que precisam para estarem no mundo, estarem na vida, encontrando pessoas diferentes em seu caminho e sabendo que todos são, de uma maneira ou de outra, DIFERENTES!

Anúncios

Um pensamento sobre “SER DIFERENTE!?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s