IMPRESSÕES SOBRE O CONGRESSO

“Participar do Congresso Internacional de Jardins de Infância Waldorf, na escola Rudolf Steiner, em São Paulo, em julho deste ano foi para mim uma experiência muito especial. 

Lá pude aprender muito mais sobre essa bela pedagogia criada por Rudolf Steiner, sobre o trabalho especial e sublime das professoras de jardins Waldorf, sobre antroposofia. Também nos foi possível entender um pouco mais deste mundo na visão dos pequenos, dos alunos de jardim, que chegaram à Terra há bem menos tempo que nós, que ainda tem grande ligação com o mundo espiritual (muito maior que a nossa), que nos escolheram para sermos seus pais, e que trouxeram perguntas, artifícios para o próprio e para o nosso desenvolvimento espiritual. 

Aprendi que devemos enxergar cada criança, de modo a vê-la como um todo, um ser espiritual, que tem uma história anterior ao nascimento. E buscar entendê-la, ajudá-la no seu caminho, que é também o nosso caminho, a nossa missão. Pessoas de todo o mundo estiveram reunidas naqueles dias de congresso com o objetivo único de cuidar dos pequenos, de olhar para os pequenos, que serão os adultos de amanhã. 

Os palestrantes, pessoas especialmente escolhidas para desenvolver os temas propostos, eram iluminados, souberam nos passar com clareza, e, especialmente, com muita emoção, suas vivências (que teremos oportunidade de estudar com as professoras em breve). Nos ensinaram a trabalhar em conjunto com todas as pessoas da sociedade, até mesmo os que não fazem parte do movimento Waldorf. Nos ensinaram a colocar as crianças em movimento, estimulando a sua vontade, o seu querer. Nos ensinaram a olhar para a criança e vê-la verdadeiramente, em sua essência. Nos ensinaram que os contos são extremamente importantes na vida das crianças… enfim, o aprendizado foi enorme, e agora precisa ser digerido. 

Voltamos maravilhadas do congresso, e para mim foi ainda mais importante pois pude me preparar para receber o meu bebê, que chegará em breve, com outros olhos, que vêem verdadeiramente, além de passar a olhar diferente para o meu filho Gustavo e para outras crianças que ‘precisam’ ser vistas.”

Denise, mãe do Gustavo

Anúncios

Um pensamento sobre “IMPRESSÕES SOBRE O CONGRESSO

  1. É com carinho que venho aqui comentar pois por acaso achei vocês. Bom estive no congresso no ano passado e ficamos instaladas no mesmo lugar, por conhecidencia sou a menina da foto de cachecol amarelo na sua fileira. QUe alegria poder participar deste evento que pra mim foi de grande crescimento, e melhor estar presente com pessoas com o mesmo querer e movimento. Fico feliz com o nascimento do Gustavo. Um abraço PAtricia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s