PARA OS DIAS DA SEMANA: SÁBADO

(Extraído do livro Anweisungen für eine esoterische Schuling, de Rudolf Steiner, traduzido por Rudolf Lanz)

O homem deve dar toda a atenção a certos processos anímicos que ele geralmente realiza de modo descuidado e desatento. Existem oito desses processos.

Naturalmente, é melhor a pessoa se ocupar de um só exercício de cada vez, por exemplo, durante oito ou quinze dias, depois ocupar-se do segundo etc., e depois voltar ao começo. O oitavo exercício, porém, seria melhor que fosse feito todos os dias. Alcança-se, assim, pouco a pouco o correto conhecimento de sí próprio e constata-se quais os progressos feitos. Mais tarde, talvez possa ser feito diariamente – começando pelo sábado – um exercício além do oitavo, durante cerca de cinco minutos, de modo que cada exercício caua sempre no mesmo dia, ou seja, no sábado, o exercício do pensar; no domingo, as decisões; na segunda-feira a fala; na terça, a ação certa etc.

SÁBADO

Prestar atenção nas próprias representações mentais (pensamentos). Só emitir pensamentos significativos. Aprender a distinguir, paulatinamente, em seus próprios pensamentos, o essencial do acessório, o eterno do efêmero, a verdade da mera opinião.

Ao escutar o que diz o próximo, procura ficar totalmente quieto interiormente e renunciar a todo consentimento e, principalmente, a todo julgamento negativo (crítica, rejeição), também em pensamentos e sentimentos.

Essa é a assim chamada “opinião certa”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s